quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EDIFÍCIO INTELIGENTE

EDIFÍCIO INTELIGENTE
Ao serem Projetados os Blocos habitacionais , tiveram como base o Apoio Social às comunidades moradoras , independente situação Social e de opções pessoais dos mesmos. Nestas Comunidade os membros podem fixar sua residência Vitalícia , encontrar condições de Apoio na velhice e mesmo como local de recuperação de qualquer problema de saúde ! Existe a possibilidade de um cidadão idoso adquirir uma das habitações ( mensalidades de acordo com a idade ) ou de ser utilizada de forma temporária , seja por motivo de estudo , trabalho . Férias e outras situações .
As localizações são estratégicas , podendo ser implantadas em urbanizações com facilidade de deslocações para Praias , outros lugares Turísticos , para grandes cidades , e acima de tudo para o desempenho das atividades profissionais dos moradores !
Pela forma de acesso a transportes rápidos , evitando os problemas de quem se desloca em veiculo próprio com os estacionamentos difíceis de encontrar na maioria das localidades .
O estacionamento é na atualidade um problema que de certa forma se pode equiparar ao da habitação e naturalmente que alguns Condomínios tem de ter o estacionamento dos veículos dos moradores e entidades que prestam Serviços no Condomínio da cidade em outra localização , facultando aos titulares das viaturas um Serviço permanente de transborde do Estacionamento para e do Condomínio da “ Cidade Nova” .
Construção : O modelo das Construções é o adaptado ás descritas neste PROJETO , dentro das medidas e Padrões em referencia ; A qualidade das construções efetuada de forma a preservar a temperatura interior de alterações climatéricas , com isolamentos adequados aliados a fatores de Robustez , Segurança contra fogos, abalos sísmicos , deslizamentos de terrenos e de outras naturezas ! Reciclagem de materiais provenientes de demolições de edifícios existentes , com o aproveitamento dos inertes devidamente tratados .

ABASTECIMENTO DE ÁGUAS : Águas potáveis a serem utilizadas em Alimentação , serviços básicos e Industrias ligadas á produção de produtos alimentares, são na generalidade fornecidos por entidade fornecedora do Município ! Águas não potáveis provenientes de banhos ; Piscinas . Chuvas , são tratadas e utilizadas para descargas Sanitárias , Lavagem de Ruas ; Regas de Jardins ; e serviços adequados com a qualidade das águas.
Cada habitação Têm canalizações de:
Águas potáveis
consumo em que saídas dos banhos e as água de substituição da Piscinas vão para um depósito ou Cisterna subterrânea que de acordo com características de débitos hídricos , pode ter capacidade para armazenar dezenas de milhares de metros cúbicos de água ,recebe também água de substituição da Piscinas , e águas de chuva , depois de filtradas vão repor índices de quantidade de reservas , elevadas por bombas para depósitos na cobertura do Bloco habitacional !
Águas não Potáveis :
utilizadas para descargas e torneiras para utilizações em lavagens de pisos e regas de jardins e outros Serviços , canalizadas posteriormente para a rede publica de Esgotos , ou para etars ( Estações de tratamento de Águas Residuais ) desde que se torna difícil o escoamento para as redes públicas !
Águas Quentes :
provenientes de Energias alternativas ex: Aquecimento Solar ; caldeiras de aquecimento central em situações que exista combustíveis disponíveis ex: madeira de obras e outras com procedências diversas ; outros combustíveis , incluindo a energia elétrica . que também podem utilizar outras energias ou combustíveis disponíveis , inclusive para produção de energia elétrica !

ENERGIAS : Na generalidade em termos percentuais as energias utilizadas em habitação , são as provenientes das redes distribuidoras locais , seja elétrica ou na forma de gás que são as de maior consumo .
Enquanto as alternativas estão longe de chegar aos dois dízimos !
Os Blocos dispõem em Reserva grupos geradores , que entra de forma automática em Serviço sempre que falhar a da rede fornecedora !
Na prática os mesmos utilizam óleos diesel , e bicombustíveis desde que exista disponibilidade dos mesmos .

Energia Solar Captada por meio de Painéis Coletores e Voltaicos , a ser direcionado para consumos de equipamentos específicos , tem o inconveniente de que os investimentos são altos e com retorno a longo prazo , o que obriga a proceder em instalação a ser efetuada em várias fases !
Energia Eólica
se encontra dependente das condições favoráveis das regiões onde se localiza o Bloco habitacionais !
Energia de Biogás ,
vai ser implementada tendo como insumos lixos provenientes de matérias orgânicas de origens animal e vegetal , produzidos nos complexos dos Blocos habitacionais . A ser utilizados como combustível doméstico e para Energia Elétrica .

Centrais térmicas
são implementadas desde que exista disponibilidade de produtos sólidos em condições de ser utilizados , e causem baixa Poluição atmosférica !

Luminosidade :
A altura médio de 1 metro em cada Piso , permite uma luminosidade Natural que diminui o consumo energético !

Ar Condicionado :
Os gastos de energia são reduzidos por Ventilação natural , com vantagem ,de manter a qualidade do ar dentro do edifício ;!

Utilização de vegetação dentro do edifício impede de se formar ilhas de calor de modo barato e eficiente -

Revestimentos externos Materiais e cores nas áreas externas tem alto índice de reflexão, para não acumular calor. ( Uma medida já experimentada por alguns projetos foi o uso de vegetação na cobertura )

Serviços Personalizados =
Vigilância Temporária ou permanente por sistema de centralização que detecte situações com alteração fora da normalidade ( vigilância de doentes ou crianças ) .

Saúde :
Instalações para Serviços de idosos , moradores convalescentes ,ou outras que permitam um rápido acesso , e condições de saída de macas e utilização de equipamentos adequados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário